domingo, 5 de dezembro de 2010

As Redes Sociais



Quantas contas você tem no Orkut e no Facebook? Tem Twitter? E MSN? Não tem nada disso? Hmm, vou ser sincero, você é um indigente digital. Sim, indigente digital é aquele que acessa a internet, mas não possui nenhum contato com mídias sociais, tem um e-mail e olhe lá. Hoje é muito difícil encontrar indigentes digitais, mas eles existem.

Há 10 anos nossos amigos eram aqueles que moravam na nossa rua, amigos de escolas, os filhos dos amigos dos nossos pais, nossa rede era limitada. Hoje, com a internet e as redes sociais, triplicamos nossas amizades, temos a oportunidade de conhecer pessoas que moram do outro lado do planeta. Muita gente namora, tem seu melhor amigo ou casa com pessoas que conheceram pela internet. Nós, brasileiros, somos apaixonados por internet e redes sociais, é só notar quando entramos em uma lan-house, de 10 pessoas que estão conectadas, 10 estão em uma rede social, seja ela o Orkut, MSN, Youtube ou Facebook.

O Orkut é o mais famoso no Brasil, hoje temos 30 milhões de usuários dessa rede social no país. Nos últimos anos seu crescimento diminuiu por conta do aparecimento de outras redes sociais, como o Facebook, que hoje tem cerca de 4 milhões de usuários por aqui. O Facebook é o mais acessado no mundo, o Orkut fica e segundo lugar exatamente por causa da grande quantidade de usuários que temos por aqui. O Facebook ainda não é tão forte no Brasil, pois é um pouco difícil de mexer, o Orkut é mais fácil.

O Twitter, o microblog mais comentado do momento conseguiu grandes seguidores aqui. Para se ter uma idéia, segundo o Portal Mundo do Marketing, em janeiro de 2009 havia 550 mil usuários no Brasil, em dezembro de 2009 o Twitter tinha 10 milhões de contas ativas só aqui no país, nos colocando o Brasil em 2º lugar no ranking dos países que mais acessam o microblog no planeta.

Existe centenas de outras redes sociais como o Linkdin, Myspace, Youtube, Formspring me, cada um com um formato diferente, mas com idéias parecidas, juntar pessoas em grupo que tem os mesmos gostos e pensamentos e querem compartilhar coisas entre si. Essas redes sociais foram uma das melhores coisas que aconteceu na internet, quero escrever sobre a importância deles, mas em outro post, quero dizer que para aqueles que sabem usar essas redes, pode se dar muito bem, pois são poderosas ferramentas de comunicação e de informação.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário