Depois da popularização do Facebook no Brasil, o assunto mais falado sobre as mídias sociais é a sobrevivência do Orkut. Já ouvi em algumas palestras, muitas pessoas dizendo que o Orkut perdeu o valor e que terá somente seis meses de vida. Também li muitos comentários de novos usuários do Facebook dizendo que o Orkut não presta, nunca prestou e que o Facebook é muito melhor. Bom, que o Orkut agora está meio fraco, isso é verdade, agora dizer que essa ferramenta nunca prestou é um exagero inexplicável.
É certo que o brasileiro adora redes sociais e tudo que é novidade é aceito rapidamente aqui. Hoje o Facebook, já tem 17 milhões de usuários no Brasil, um crescimento enorme, mas longe dos 32 milhões de usuários únicos que o Orkut possui. Muitos desses usuários ainda estão aprendendo a usar a rede social e deixando de usar menos o Orkut. A tendência é que cresça mais, mas será que isso significará a morte do nosso querido Orkut?
Particularmente não acredito nisso, o Orkut ainda é uma ferramenta muito útil para socialização e busca de informações na internet. Muitas vezes cheguei a encontrar informações nas comunidades do Orkut que no Google não encontrava. Hoje a situação está um pouco fraca, porém ainda conseguimos encontrar coisas boas por lá. A verdade é que o Orkut está deixando de ser usado por muitos erros que a própria rede social cometeu. Muitos perfis fakes, vírus, pedofília, hackers, bullying tomaram conta da rede, além de propagandas com conteúdos fracos que só deixaram o layout da rede mais feia.
Outro fator que está levando o Orkut para a UTI é a segmentação natural que ocorreu entre as duas redes sociais. Muitos falam que agora só classe C, crianças, fakes e hackers utilizam o Orkut, enquanto a classe A e B migrou para o Facebook e agora com a migração da população do Orkut para o Face, todos os problemas gerados na rede social será passado para o Facebook.
O que podemos afirmar é que há muito interesse comercial no Facebook, coisa que o Orkut não soube oferecer ao mundo dos negócios. Muitas empresas estão sendo atraídas pela facilidade de se comunicar com o consumidor, obter informações destes e ofertar seus produtos. O Google tem feitos poucos esforços para manter o Orkut no topo e criar maior interesse do usuário em continuar na rede, basta esperar agora se a reação dos chefões do Orkut vai ser continuar de braços cruzados e esperar a rede sair da UTI direto para o cemitério.
Autor: Iratan S. Moura
23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.
Críticas e sugestões para o blog, envie um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário