quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A importância da marca




Muitas vezes, quando vamos ao super mercado, temos sempre a mania de buscar os mesmo produtos, ou produtos com marcas conhecidas, ou até mesmo quando um produto de marca está em promoção, não exitamos em comprá-lo.
O fascínio por produtos de marca demonstra o poder que elas têm sobre os consumidores. Uma marca bem trabalhada pode tornar-se um ícone e as vezes deixar o produto em segundo plano, como por exemplo, quando vamos ao Mc Donald´s, muitas pessoas falam “vamos comer um Big Mac” ou “vamos comer um Mc Donald´s”. E quem nunca ouviu um amigo falar “eu só uso Nike”. Não importa qual é o produto da Nike, o importante é usar a marca.
As pessoas compram um produto de marca por vários motivos, o principal deveria ser a qualidade do produto, mas outros estão na frente, como status, demonstrar poder ou superioridade ou satisfazer um desejo.
Essa busca pelo status ou poder é normal no ser humano. Sempre vamos quere ter algo melhor que o vizinho, que o nosso primo ou cunhado. Ao comprar uma maquiagem da Victoria Secrets´s, a mulher vai se sentir parte de um seleto grupo de pessoas que podem comprar aquele produto, estando assim em um nível superior que as outras pessoas que não podem comprar a maquiagem da Victoria Secret´s.
Para que uma marca torne-se grande ou até um ícone, um bom trabalho de Marketing e Publicidade é feito para que os produtos sejam desejados pelas pessoas. Muitas pessoas discriminam a Publicidade, por achar que ela é culpada pelo alto consumo das pessoas, o que não é verdade, pois os produtos estão na prateleira e as pessoas não são obrigadas a levá-los se não quiserem.
A escolha do público alvo, uma boa estratégia de Marketing e uma boa divulgação Publicitária são elementos que fazem uma marca virar sucesso. Mesmo assim, quando achamos que fizemos uma boa divulgação, mas a marca não obtém bons resultados, é hora de ver o que deu errado. Erro de público alvo, conceito fraco, propagandas que não passam credibilidade são alguns dos erros. Quando isso acontece, o prejuízo é grande, milhões em dinheiro foram jogados fora e milhões ter que ser gastos para tentar alavancar a marca.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj

 








Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom é bem verdade que as pessoas compram se quiserem...mas temos q admitir, a publicidade é fascinante por ter um poder de influenciar muito forte...e nós que vamos fazer parte dessa area sabemos bem que isso é um dom q já vem de dentro de nos!!! O poder da oratoria, brota em nossas palavras!! rsrsrsr

    Ju PAnseri

    ResponderExcluir