domingo, 30 de janeiro de 2011

Internet - Nova necessidade fisiológica?


Acabei de fazer um teste para saber quanto tempo levo para entrar em todos os e-mails e redes sociais que participo, verificar o blog e entrar no MSN. Para ver tudo gastei 22 minutos, considerando que tenho 3 contas no Orkut, 1 Facebook, 1 Twitter, 1 Linkedin, 2 contas MSN, 2 blogs e 3 contas de e-mail que verifico diariamente e 1 Skype. O cálculo será refeito, pois nesse período em que estava contado o tempo, não entrei em 2 contas de e-mail, no Skype e em 2 contas do Orkut. Levando em consideração essa falta, o tempo gasto será maior. Pode parecer exagero, mas já conheci pessoas que tem muito mais que isso. Mas o assunto principal não é quantidade, assim, vou começar com uma pergunta. A internet se tornou uma nova necessidade fisiológica do ser humano moderno?

Comecei a questionar sobre a nova necessidade fisiológica essa semana. Sim, uma necessidade fisiológica, assim como beber, comer, dormir, sexo etc. Não sou viciado em internet, mas tenho que me conectar todos os dias, por necessidade e por obrigação. A vontade de digitar o login e a senha pelo menos uma vez ao dia, já faz parte de muitas pessoas, assim como comer e beber. Quem nunca quase ficou doido em casa quando o computador quebra ou a internet dá falha? Pensando nisso, fico me perguntado. Como será o dia em que o planeta ficar pelo menos uma semana sem internet? Meu texto anda cheio de questões. Mas essa é boa para refletir. 

Internet como necessidade fisiológica não pode ser comparado ao vício, pois essas são distintas. O viciado em internet não pensa só no prazer de estar conectado, mas sim o tempo que está conectado. O viciado passa horas na internet. Já a internet no sentido de necessidade fisiológica, você precisa se conectar, nem que seja só para olhar o e-mail 1 vez por dia por 10 minutos. Naquele tempo que você ficou online, você já se satisfez, assim como se satisfez comendo seu prato de arroz, feijão e fritas no almoço.

Mas, tudo isso é só uma teoria, ainda vai chegar o dia (nas próximas gerações não tão distantes) em que essa teoria pode se tornar realidade, pois cada vez mais os jovens passam mais vezes conectados, e os filhos deles vão ficar mais vezes conectados que a antiga geração, e os filhos dos filhos da geração atual vão conectar-se cada vez mais fazendo com que o acesso à internet passe a ser um necessidade real.

E você? Sente que a internet se tornou uma necessidade para você? Repare durante a semana, veja se você consegue ficar dois dias seguidos sem dar um login, se não, você também faz parte desse novo mundo daqueles que já incluíram a tecnologia como algo que não pode fazer falta em sua vida.


Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, envie um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj


Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Muito bonito teu blog. Bem planejado. Vi muitas coisas legais por aqui. Confesso que já estou seguindo e visitarei aqui mais vezes....rsrs..nao deixe de postar ta bom.
    Assim que tiver um tempinho nos visite tbm...será para nós uma honra.

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. As vezes me axo viciada....mas o mundo esta viciado!

    Internet surgiu para dar menos trabalho mais acaba dando mais trabalho...rs~~

    Bjs Ira!

    @bruorosco

    ResponderExcluir