domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Onda do E-commerce




Além das mídias sociais, as vendas pela internet é um segmento quem vem ganhando grande espaço nas pequenas e médias empresas. A palavra E-commerce (comércio eletrônico) está se espalhando rapidamente pelo Brasil, tanto na boca dos empreendedores quanto dos consumidores. Mas esse novo segmento mercado veio mesmo para ficar? Assim como as mídias sociais, algumas pessoas ainda têm dúvidas a respeito do E-commerce, ao contrário de outras que já se anteciparam e viram aí uma oportunidade para fazer grandes negócios.

E-commerce é basicamente a venda e comércio de produtos feitos pela internet. Exemplos? Mercado Livre, Toda Oferta, Amazon, Itunes, Lojas Americanas e centenas de outros. Algumas lojas praticamente só existem na internet e você tem a possibilidade de comprar centenas de produtos diferentes com um único clique. O Mercado Livre, por exemplo, é uma loja virtual onde você comprar o produto pela internet, pois não existe uma loja física, todo o processo de compra é feita pelo computador. 

Em uma loja física, conseguimos interagir com o produto, temos o tato, podemos pegar, ver, sentir o produto, isso conta muito para uma grande parte dos consumidores e as vendas em lojas físicas também são importantes para os vendedores. O aumento de vendas em loja física não depende só de estratégias, mas também da capacidade do vendedor em aumentar esse ticket médio. As pessoas fazem uma grande diferença em uma loja física, o bom atendimento é um dos fatores decisivos na hora da compra. Além disso, as informações coletadas sobre o consumidor e o que ele busca é feita de maneira simples, através de busca de informações do próprio vendedor, pesquisas, etc. No mundo virtual conseguimos informações que definem o perfil do consumidor através de ferramentas de informação, assim, se trabalhadas essas informações corretamente, o dono da loja virtual consegue obter ótimos resultados de vendas.

A facilidade do ambiente virtual é que as informações ficam armazenadas, com isso conseguimos trabalhar tendências e comportamento do consumidor. Mas como isso acontece? De várias formas, por exemplo, conseguimos obter informações e possíveis buscas do consumidor através de cliques que ele faz em produtos para comprar ou para conhecer melhor, quando ele entra em determinado tipo de site, faz cadastro em algum deles, etc. Essas informações são relacionadas com o tipo de produto que ele busca e os sistemas automatizados relacionam com outros produtos similares, criando um perfil de consumidor e oferecendo não só o produto que ele busca, mas também indicando outros que ele poderia gostar.

A nova postura do E-commerce passa de ser de passiva para ativa. O produto vai buscar o cliente e não o cliente vai atrás do produto. O E-commerce é um novo mercado que veio pra ficar, talvez possa ser o método de compra e venda mais usados no futuro, pela sua facilidade, praticidade, economia de tempo e dinheiro.


Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

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