domingo, 1 de agosto de 2010

Técnicas Básicas do Desenho à Mão Livre



Olá, pessoal!
Vou estrear minha presença aqui no blog, postando sobre um dos temas que eu mais curto: ‘Desenho’.
Não sou desenhista profissional, mas cheguei a cursar desenho artístico durante, mais ou menos, 1 ano e meio. E vou-lhes ser sincera: parece pouco tempo, mas foi o suficiente para que eu adquirisse boas técnicas de como se “começar um desenho.”
Já ouvi muita gente dizer que admira a arte do desenho, mas não se arrisca a pegar no lápis nem para tentar desenhar um “ó” com o copo. É verdade!
Mas, um dos segredos para aprender a desenhar, é tentando, persistindo... Aliás, todo aprendizado depende de dedicação. E, com a arte do desenho, não é diferente.
Segue aí uma dica:
A maneira mais fácil, rápida e simples de aprender a desenhar é por meio da técnica de “encaixe”, ou seja, combinando várias formas geométricas simples: círculos, triângulos, retângulos, quadrados, cones, cubos. Pois, quase todas as formas podem ser representadas com estruturas geométricas. Uma vez desenhadas as formas, é só começar a dar o formato que você quiser, como nos exemplos da figura acima.
Para desenhar um sorvete, por exemplo, começamos desenhando círculo sobre um cone. Depois, é apenas ir “embelezando” as formas até que fiquem muito semelhantes à um sorvete de verdade.
No caso da folha de uma planta, começamos desenhando um triângulo e depois ir arredondando as laterais, aperfeiçoando os detalhes e assim por diante.

O mais importante para se obter proporções exatas nos desenhos à mão livre, é desenvolvermos a nossa visão, ou seja, observarmos tudo o que estiver ao nosso redor: objetos, pessoas, automóveis, natureza, enfim. Tudo serve de exemplo para começarmos a rabiscar alguma coisa. Mas já adianto: o primeiro desenho nunca sai, logo “de cara”, do jeitinho que a gente quer. Mas a força de vontade, o tempo e a prática são preciosos para garantir ótimos resultados.

Autor: Flávia R. Peres
27 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda, na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.
Críticas e sugestões para o blog, mande-me um e-mail: flaviareginaperes@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/fiviperes
Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Mto bom, Flaaa!!!
    Descobri seu segredoo!! rs

    ResponderExcluir
  2. Boa, mas ainda terão mais posts sobre o assunto? Não sei, algum tipo de especificação.

    ResponderExcluir