quinta-feira, 23 de setembro de 2010

29ª Bienal de Arte SP

  
   Abre as portas este sábado a  29ª Bienal de São Paulo com a ideia de que é impossível separar a arte da política. O Titulo da exposição é “Há sempre um copo de mar para um homem navegar – verso do poeta Jorge de Lima tomado emprestado de sua obra maior, Invenção de Orfeu (1952) –,  afirmar que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela.
  
   Antes de começar a exposição para o público, o pintor argentino Roberto Jacoby já foi censurado, mas com a devida razão. Curadores da mostra receberam uma notificação da Procuradoria Regional Eleitoral de SP que afirmava "ser vedada a veiculação de propaganda nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público".
   "El Alma Nunca Piensa Sin Imagen", obra de Jacoby, era uma instalação que reproduzia a campanha política no pavilhão do Ibirapuera, em que assistentes do artista apoiavam a candidata Dilma Rousseff (PT), distribuindo material promocional.
   Após decisão judicial, funcionários da Bienal de São Paulo, cobriram sua obra.

  
   Outra polêmica, foram as obras do pintor brasileiro Gil Vicente. Nos quadros, mostra o artista em atitudes violentas atentando contra personalidades do Brasil e do mundo. O pintor aparece degolando Lula, disparando uma arma contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e até apontando uma pistola contra o papa Bento XVI. O artista também mira com uma arma o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e o ex-primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon, que aparece caído no chão.
   A OAB pediu retirada dessas obras que podem ser consideradas uma "apologia ao crime".
   Em resposta, os organizadores da Bienal declararam em uma nota de imprensa que "um valor fundamental da instituição é a independência curatorial e a liberdade de expressão".
  "Inimigos" é uma série de nove desenhos de carbono sobre papel do tipo autoretrato realizados entre 2005 e 2006. Um trabalho com muitos detalhes e que pretendo ver pessoalmente.
     
   Mas não são só os "escandalosos" que estão na Bienal de Arte! Vale muito a pena conferir todas as obras de outros artistas, brasileiros e gringos que estão lá:

Alessandra Sanguinetti com suas fotografias


Sandra Gamarra - The Guess

Mira Schendel - obras que exploram a possibilidade de subversão através de letras concentradas ou dispostas de diferentes formas

Ai Weiwei - Qual o espaço mínimo necessário para a individualidade subsistir?
Ai Weiwei - "Estudo sobre a perspectiva"
Acúmulo de pérolas... “O luxo, quando em excesso, fica banal"
Ai Weiwei

N S Narsha
Painéis que de longe, parecem textura. De perto, representam pessoas dos mais diferentes tipos.
Suscitam a relação da massa e a individualidade.


De 25/09/2010 a 12/12/2010
Horários de funcionamento:
De 2ª a 4ª feira: das 9 às 19h.
5ª e 6ª feira: das 9 às 22h.
Sábado e domingo: das 9 às 19h.

Local: Pq. do Ibirapuera - Prédio da Bienal

Entrada gratuita!!!


Bruna Orosco - @bruorosco
Bookmark and Share

3 comentários:

  1. Gosto da bienal, por ser de entrada gratuita e assim dá direito cultural para muitas pessoas que raramente tem acesso a este tipo de evento...
    Mas vamos combinar que tem uns artistas que na verdade nem artistas parecem neh...prender urubus?
    e daí que é legalizado?
    vamos pensar no que o animal está sentindo não o papel que representa ele....
    bjoooooooooooooo

    Pahh

    ResponderExcluir
  2. Mto boa dica Bruhhh...Essa eu tbm vou apesar da bienal do ano passado n ter sido mto interessante, esse parece q vai ser otima!!!

    ResponderExcluir