sábado, 18 de setembro de 2010

A queda dos Tucanos


No começo do ano, antes do início das propagandas política na televisão, o candidato José Serra tinha ampla vantagem sobre a sua principal adversária, Dilma Roussef, que chegou a ficar até 20 pontos atrás de Serra. Com isso, os ataques a Dilma e as estratégias de Serra eram mais amenas. Porém, vários problemas surgiram e fizeram com que o candidato caísse no ibope, podendo, de acordo com as pesquisas, perder as eleições já no primeiro turno.

Entre esses problemas estavam a falta de apoio político e a dificuldade de encontrar um candidato para ser seu vice. Isso gerou desconfiança por parte da população e muitos especialistas já previam a queda de Serra nas pesquisas por causa desses acontecimentos, mas não só por isso, sua principal adversária conseguia cada vez mais apoio de outros partidos e o principal, o apoio do presidente da República.

Em pouco tempo a desconhecida se tornou popular. Dilma dominava as pesquisas no norte e nordeste, enquanto no sul e sudeste era liderado por Serra. Com um importante apoio do presidente Lula e erros estratégicos na campanha de Serra, Dilma foi subindo nas pesquisas ganhando a liderança em todo Brasil, inclusive na maior zona eleitoral do país, São Paulo. Agora Serra usa estratégias mais agressivas para tentar impedir a vitória de Dilma no primeiro turno e levar as eleições para o segundo turno.

Com propagandas mostrando sua afinidade e tentando assemelhar sua história com a de Lula, Serra tenta desvincular a imagem do presidente com a de Dilma, uma tarefa difícil, pois em quase todos os comícios e propagandas eleitorais, Lula está ao lado de Dilma. Os ataques não param por aí. Outra estratégia é a promessa de um salário mínimo de R$ 600,00, pois as informações que corre é que o presidente já deixou sancionado o novo salário mínimo 2011 que passará a ser de R$ 540,00.

Escândalos políticos como a quebra do sigilo bancário da filha de Serra e o da ex assessora de Dilma estão sendo usados contra a candidata, numa tentativa de enfraquecê-la, porém, os resultados não estão sendo muito animadores. De acordo com a última pesquisa do ibope, Dilma já obtém 51% dos votos, podendo acabar com as eleições já no dia 03 de outubro, resta saber agora quais são as próximas estratégias que Serra vai usar para não deixar que isso aconteça.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário