domingo, 28 de novembro de 2010

Joe Satriani




A pouco fui apresentada por um amigo de trabalho, a um dos gênios da guitarra Joe Satriani. Falando o nome dele é dificil de lembrar quem é, então vou postar um pouco de sua história , e com certeza assim como eu quando ler você ira reconhecer. Até porque foi Joe Satriani, quem alegou que parte da musica viva la vida do cold play havia sido plagio de uma de sua musicas.
E para quem gosta de rock e se alucina com um solo de guitarra muito bem tocado, vai virar fã do Joe.

Joe Satriani, cujo nome verdadeiro é Joseph, tocava bateria. Satriani foi professor de alguns guitarristas famosos em todo o mundo, tais como: Alex Skolnick, Kirk Hammet e Steve Vai.Teve também uma relação curiosa com Steve Vai sendo que Satriani ensinou Steve a colocar cordas em uma guitarra modelo Floyd Rose, Kirk Hammett do Metallica, e David Bryson do Counting Crows.Em 1984 Satriani gravou um EP com o seu próprio nome contendo 5 músicas em que havia apenas guitarras. Steve Vai, seu amigo e ex-aluno, consegue para Joe um contrato com a Relativity Records, e na mesma época lança seu primeiro álbum: "Not Of this Earth". A sua fama porém veio com o disco "Surfing with the Alien". Álbum que lhe rendeu milhões de vendas ao redor do mundo e sua primeira indicação ao Grammy.

Em 1994, Ritchie Blackmore, do DEEP PURPLE entra em conflito constantemente com o restante da banda e larga o grupo durante a turnê para remontar o Rainbow. No seu lugar entra o guitar-hero Joe Satriani, apenas para quebrar o galho. Os discos em que Satriani toca com o Purple são itens raros e todo colecionador procura, pois nunca esta formação gravou algo oficial. Apesar de ser convidado a permanecer na banda, Satriani recusa para continuar em sua prolífica carreira-solo.

Em 1996, criou junto com Steve Vai a turnê G3, na qual participa todos os anos desde então ao lado de outros grandes guitarristas virtuosos, gravando cds e Dvds de algumas apresentações. Joe conseguiu, num mundo dominado pelo pop, ser um dos guitarristas mais bem sucedidos no rock instrumental dos últimos tempos, vendendo milhões de álbuns, esgotando regularmente a lotação nos seus concertos.
Em 2008, Satriani e o grupo Coldplay tiveram um certo desentendimento devido a trechos da música "Viva La Vida" semelhantes a "If I Could Fly", de Satriani.
Em 2009 Joe gravou um CD com o supergrupo Chickenfoot juntamente com Sammy Hagar (ex-Van Halen e Montrose), o baixista Michael Anthony (também ex-Van Halen)e o baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers).

Atualmente Joe lançou em 05 de Outubro de 2010 seu 13º Album chamado Black Swans and Wormhole Wizards.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joe_Satriani


Esse cara é demais, um dos cds mais legais e o primeiro que eu escutei, é o Satriani Live de 2006. Essa musica do video faz parte desse cd, (Flying in a blue dream) e particularmente é a que mais gosto.
Segue o link da seleção de algumas músicas dele e das bandas nas quais ele fez parte de alguma forma, para vocês conhecerem melhor esse GÊNIO!


http://www.youtube.com/watch?v=jGNgcRwKW4Q&feature=BF&list=MLGxdCwVVULXf3iAOTOoF3tEPyvwMN61e6&index=12


http://www.satriani.com/site.shtml




Autor: Juliana Panseri, 22 anos universitária de PP, universidade São Judas Tadeu SP.
Twitter:@JuPanseri
Email: jupanseri@hotmail.com.br
bedeelhando@hotmail.com.br
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário