sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Marketing



Hoje, todas as empresas que querem manter-se no mercado, precisam ter um bom trabalho de divulgação da sua marca, pois, além de ter uma boa administração, é preciso que o consumidor saiba que os produtos existem e que a marca é boa. Para resolver esse problema é que nasceu o Marketing.

Há alguma décadas não havia tantas empresas como existe agora, por conseqüência, havia uma certa monopolização de algumas marcas e produtos. Hoje, o mercado está totalmente diferente, mais agressivo e as pessoas estão tendo mais opções do que antes, além de serem mais exigentes com a qualidade e preços dos produtos.

Uma empresa que possui um bom departamento de Marketing, que sabe aproveitar as oportunidades de mercado e fraquezas das concorrentes, certamente terá mais destaque frente aos consumidores. Marketing não é somente criar peças e promoções, é planejar, entender o cliente e dar para ele produtos que vão suprir suas necessidades.

Há 15 dias estive em um curso de Marketing Digital e um dos professores disse que o Marketing estava morrendo, pois agora o que as empresas devem fazer é cuidar de suas marcas (Branding) e manter um relacionamento com o cliente (fidelizá-lo), para que não os perca para a concorrência. Oras, isso é Marketing! Pois Gestão das Marcas, Branding e relacionamento com o cliente (Marketing de Relacionamento) são pilares do Marketing e muito importantes. O próprio Marketing Digital são provas de que o Marketing está muito bem e posso dizer que até em expansão.

Nem a Publicidade vai morrer tão cedo e sim suas formas convencionais vão ser alteradas. Pois as propagandas vão ser focadas na internet. Essa mídia que em pouco tempo tomará conta e fará com que as propagandas de TV sejam menos importantes, pelo menos eu acredito. É só os anunciantes perceberem que o seu público está migrando para a internet que as coisas vão mudar. Enquanto a TV tiver dando dinheiro, a internet não terá tanto investimento com Publicidade.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, envie um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj






Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário