quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O filme brasileiro mais assistido de todos os tempos



Tropa de Elite 2 – O filme nacional mais visto de todos os tempos


O filme Tropa de Elite 2 acaba de quebrar o recorde nacional de filme brasileiro mais visto de todos os tempos. De acordo com a OCA ( Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual) o filme ultrapassou “Dona Flor e seus Dois Maridos” nas bilheterias.

De acordo com os dados, Tropa de Elite conseguiu levar 10.736.995 pessoas aos cinemas em 3 meses de exibição. O recorde de Dona Flor era de 10.735.524 espectadores. Mas se fossemos calcular, muito mais pessoas já viram o filme, por causa da pirataria, apesar de que no começo quase não se via DVD pirata do filme nas bancas. Mas o que despertou tanta atenção do público no filme? Por que de repente capitão Nascimento se tornou um herói nacional, sendo que muitos brasileiros não confiam nem acreditam na polícia e na justiça brasileira?

Talvez o sucesso do filme deve-se muito também ao momento em que o Rio de Janeiro passa há 30 anos, com tanta violência, tomada de favelas por traficantes, pessoas que não tem paz para viver tranquilamente em suas casas, isso virou um cenário perfeito para filmes policiais no Brasil. Outros filmes abordaram a violência no Rio, como Cidade de Deus, Tropa de Elite seguiu o mesmo caminho, só que além de contar a violência na cidade, tem a polícia como personagem principal.

Como o “salvador da pátria e exterminador da violência”, capitão nascimento leva esperança para aqueles que desacreditam na justiça brasileira. É certo que não podemos dizer que todo mundo não confia na polícia, mas com tantos acontecimentos, acabou que essa classe tornou-se menos importante do que deveria ser. Temos que lembrar também que é uma minoria que suja o nome dos policiais e que existem vários capitães Nascimentos espalhados pelo Brasil.

Depois desse tremendo sucesso, é esperar que ao menos leve uma indicação ao Oscar e que muitos filmes nacionais tenham essa gigantesca bilheteria, pois devemos valorizar as produções nacionais e incentivar o cinema brasileiro.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj



Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário