domingo, 12 de dezembro de 2010

Wikileaks sob censura?



Nas últimas semanas um site tem dado muito que falar nas mídias e gerou uma crise política em muitos países, principalmente os EUA. O Wikileaks, site onde as pessoas podem postar documentos confidenciais de qualquer pessoa, empresa, governo ou sobre um país vem despertando o interesse público por conta das “fofocas políticas” que são postadas no site, além da prisão do seu criador, Julian Assange, que foi acusado de estupro. Desde sua prisão, vem acontecendo protestos a favor da liberação de Julian, pois estão dizendo que a prisão nada tem a ver com a acusação de estupro, e sim por perseguição política e tentativa de censura.

Desde que o Wikileaks começou a postar documentos confidenciais dos EUA, a Interpol intensificou as buscas por Julian Assange, até dava a sensação de que ele era um dos criminosos mais procurados do mundo. A tentativa de acabar com o Wikileaks, derrubando o seu criador, ficou escondida debaixo da acusação de estupro. Para muitos, ficou claro que a tentativa de censura está por trás de tudo isso, pois muitas informações importantes e perigosas foram expostas, mesmo assim, com Assange se entregando, o site continua no ar e promete postar mais coisas.

A verdade é que o Wikileaks mostra muita coisa que, acredito que muitas vezes a imprensa já sabe, mas tem receio de publicar. Essa perseguição põe em dúvida sobre a liberdade de imprensa que o ocidente tanto prega. Muitos dizem que a exposição desses documentos pode levar a uma série crise política entre os países envolvidos, mas ao mesmo tempo dizem que esse site não passa de um monte de textos postado por gente desconhecida e que não merece ter credibilidade, pois parece mais um site de fofoca.

OS EUA, principal personagem da história, demonstra claramente ser contra o Wikileaks e com certeza já deve estar montando um plano para tentar tirar o site do ar. Não sabemos direito qual é a intenção do site, se seu objetivo é apenas postar documentos confidenciais, se é causar uma confusão entre os países ou se é um site espião disfarçado de site comum, a verdade é que tudo isso e mais um pouco, o Wikileaks já está sendo.



Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário