domingo, 16 de janeiro de 2011

As redes sociais no mundo corporativo


O Brasil é um dos países onde há maior quantidade de usuários de redes sociais no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O Orkut possui 30 milhões de usuários no Brasil, quase o dobro da população do Chile. A tendência é aumentar mais e mais esses números. Outras redes como o Twitter conseguiu conectar quase 10 milhões de pessoas no país só de 2009 para 2010. Pensando em todos esses números e imaginando a quantidade de consumidores aglomerados em um mesmo espaço (o espaço virtual), as empresas estão começando a usar essas redes sociais como ferramenta de marketing e relacionamento com o cliente.

Mas por que usar essas redes sociais como ferramenta de Publicidade e Marketing? É simples, na internet as pessoas são muito mais verdadeiras em termos de expressar suas opiniões, gostos e comportamentos do que na vida real. Quem nunca entrou no MSN, Orkut ou Facebook, por exemplo, e viu mensagens e declarações amorosas escritas por outros usuários, coisa que muitas pessoas não fazem na vida real, principalmente os homens. Expressar-se na internet é mais fácil, pois você não está sendo encarado por faces que podem te deixar constrangido na hora de dizer o que você pensa sobre determinado assunto. Outro exemplo, muitas pessoas dizem que não tem nada contra homossexuais etc. Mas quando entram em algum fórum de discussão na internet, muitas vezes, a opinião é totalmente diferente. É a opinião verdadeira que está sendo exposta ali, o seu pensamento e o modo de ver a vida. É por causa dessas opiniões que as empresas estão entrando de cabeça nas redes sociais.

Buscar opiniões não é a única coisa que as empresas procuram na internet. Muitas redes como o Twitter, são usadas para propagar e lançar produtos, além de fazer promoções para os consumidores online. Promoções online são muito boas, pois aproximam o cliente da marca, gerando uma fidelização.

Mas o principal o motivo e que nem todas as empresas conseguiram bom empenho ou não foram bem sucedidas é o relacionamento com o cliente. O Twitter e o Formspring me são duas ferramentas bastante usadas para comunicação entre empresa e consumidor. São ferramentas rápidas que facilitam as respostas aos clientes. Hoje em dia, quem tem paciência para ficar perdendo tempo ligando para telemarketing e ficar escutando aquelas músicas que nos deixa mais irritados do que quando vamos fazer a ligação. Os blogs também são ferramentas de comunicação que as grandes marcas usam e funciona muito bem. 

Manter uma relação mais próxima com o consumidor, o chamado Marketing de Relacionamento é a forma que as empresas estão descobrindo, através da internet, de se aproximar desse novo consumidor, o consumidor digital. A empresa que sabe usar essas ferramentas a seu favor, pode obter grandes lucros. Não só empresas, mas qualquer pessoa que vende, seja ela uma vendedora de produtos de beleza, um corretor ou um vendedor de planos de saúde. O sucesso está em saber usar as novas ferramentas de comunicação.


Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

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