quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que é o Wikileaks ?



Definição pelo Wikipédia: Wikileaks é um site que funciona sob a plataforma da Mediawiki e que permite aos usuários postar documentos, fotos e/ou notícias governamentais ou empresariais sob anonimato.

Foi criado em 2006, pelo hacker e ativista australiano, Julian Assange, tornou-se uma rica fonte de informação aos jornalistas, desde esse ano, quando divulgou um vídeo de soldados americanos fuzilando iraquianos de um helicóptero, mas também, para alguns, como os grandes líderes mundiais, pode ser uma ameaça à segurança internacional.

Nesse mês, o site vem publicando documentos que tem causado constrangimentos em alguns líderes mundiais e até o Brasil não foi poupado disso. Em um documento, o site revela que o Brasil já prendeu pessoas suspeitas de terrorismo no país, mas a polícia federal não divulgou o assunto e colocou uma outra desculpa para prender os acusados. Em outro documento, o site revela que a presidenta, Dilma Roussef, tentou impedir o envio de uma proposta de lei antiterrorista.

Mas qual a importância de todas essas notícias? Na verdade, essa chuva de informações é muito importante para a imprensa, que agora tem muito assunto para falar sobre países como os Estados Unidos, Venezuela, Grâ-Bretanha, França e outros. Para os líderes mundiais, essas notícias não são vista com bons olhos, principalmente pelos EUA, no qual a maioria dos documentos é retirada. Para nós, fica a dúvida em acreditar nos textos do site e assim ficarmos mais atentos as intenções de alguns países ou encarar isso como mais um site de fofocas, só que com um foco político.


Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj
Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Já tinha ouvido falar bastante desse site, mas não sabia de certo do que se tratava. Ouvi que esse site tá incomodando tanto alguns países que está sofrendo até censura.

    ResponderExcluir