sábado, 24 de julho de 2010

O poderoso chefão

Nos últimos meses, o assunto mais falado na mídia, seja ela na internet, rádio, ou TV é sobre as sanções de veto contra o Irã liderado pelos Estados Unidos. O que muita gente não sabe é que todo esse interesse não engloba só a segurança e a paz mundial, mas sim, interesses políticos e econômicos.

O Brasil que conseguiu o acordo junto com a Turquia, é um país de terceiro mundo, em desenvolvimento. O fato de nosso país ter conseguido esse feito incomoda muito os países mais desenvolvidos, pois, talvez para eles, é inaceitável que um país em desenvolvimento consiga o equilíbrio entre as potências e possivelmente a paz mundial.

Outro fato importante, e que poucos sabem, mas os países que tem o poder de vetar o acordo, entre eles os Estados Unidos, Inglaterra, China e Rússia também são produtores da tal arma nuclear. Então fica a pergunta, por que esses países podem desenvolver armas nucleares e o Irã não?

Por fim, podemos identificar que não só a paz mundial está em jogo nessa história, mas sim, o medo de alguns países em ver seus postos de líderes serem ameaçados por países que podem e tem capacidade de tornarem-se líderes mundiais.


Autor: Iratan S. Moura

23 Anos, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Críticas e sugestões para o blog, me mande um e-mail: iratan.santos@bol.com.br

Siga-me no Twitter: www.twitter.com/khael_dj




Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário